Blog

O Jovem e a decisão de carreira

O momento da decisão de carreira para o jovem vestibulando é considerado, por vezes, como solitário e tenso.
Decidir é fazer escolhas, analisar, ponderar e finalmente optar pelo caminho a ser percorrido.

Um caminho que define a atividade profissional por uma vida toda.

É claro que é possível fazer ajustes na caminhada, mas estes sempre custam tempo, dinheiro e muitas vezes frustração.
A decisão pelo curso e carreira a seguir geram um impacto significativo na vida do jovem e no entorno de quem decide. Há ainda as decisões de objetivos secundários como a Universidade ou a cidade onde efetivar a escolha.

Esta é, no entanto, uma decisão que se impõe, em um momento em que tantas outras decisões ocorrem simultaneamente.
A adolescência é um turbilhão de fatos, emoções e sensações que são o pano de fundo da escolha pela carreira a seguir. Desta forma, esta é uma decisão que ocorre num cenário turbulento e mutante.

Estamos falando de adolescentes e, portanto, indivíduos vivendo um momento em que a plena maturidade ainda não ocorreu e, que têm ainda uma forte dependência e interferência dos adultos.

Por outro lado existe, cada vez mais, um universo de possibilidades, carreiras novas aparecem todos os dias num mundo em constante evolução.

A fase da escolha também é uma fase de outras tantas decisões ou posicionamentos e aceitação nos grupos, momento este de crucial importância para um jovem que muitas vezes se desconhece e desconhece o mundo novo que se apresenta.
O processo de coach , com as ferramentas que possui, pode auxiliar com as analises necessárias para esta tomada de decisão, que influenciará toda a vida do indivíduo.

Com a metodologia de coach é possível o autoconhecimento, a definição de objetivos pessoais e profissionais que irão convergir para uma escolha mais assertiva da carreira a ser seguida.

O processo de analise, a que o coach submete, contempla todas as possibilidades de pesquisa externa, bem como de reflexão interna para uma decisão madura e ponderada.

A questão não ficará restrita apenas ao indivíduo, mas aos diversos cenários que vão se apresentando ao longo do processo e que servirão de base para a decisão final.

Decisões precipitadas, inconsistentes ou mesmo inconsequentes, podem gerar insatisfação em pouco tempo, e prejuízos de ordem financeira, física e emocional.

Antes de frustrar-se com uma escolha equivocada é possível avaliar criteriosamente e metodologicamente o melhor caminho a seguir.

O suporte para o jovem é extremamente importante, mas a decisão é pessoal e alinhada aos seus objetivos e aptidões.
Após esta escolha, o coach ainda pode fornecer ferramentas de apoio para melhoria de performance, tanto nos exames de ingresso às melhores escolas, quanto na organização de estudos diários.

Publicado na categoria: Blog Tags , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17mar

Ser Mulher