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Como ouvir um feedback

Como ouvir um feedback

O feedback é uma importante ferramenta de comunicação na interação pessoal e profissional e, pode contribuir significativamente no desenvolvimento do individuo.
Conhecer o olhar do outro em relação às minhas atitudes , comportamentos e performance é algo que não pode ser desconsiderado só porque eu não concordo ou não entendo daquela forma.
Encarar o feedback , com olhar positivo, é fundamental para que a relação se ajuste e progrida porque sem isto não há mudança e sem mudança a relação não se estabelece.
Alguns pontos são relevantes nesta análise , do ponto de vista de quem ouve o feedeback, e é disto que vamos falar aqui.

1. Seja humilde – ninguém está pronto para a vida em todos os aspectos, somos ,e devemos admitir, uma obra inacabada .nosso olhar para nós mesmos pode ser míope ou enviesado e aceitar criticas exige o reconhecimento da nossa natureza falha e em constante desenvolvimento.

2. Encare como uma oportunidade – É importante considerar o fato de que o momento de feedback é uma oportunidade e, portanto, devo demonstrar interesse pela percepção do outro.O ambiente corporativo ou as relações pessoais têm regras que muitas vezes não percebemos e, é bom ser alertado sobre elas. Caso não se conheça ou não se compreenda adequadamente estas regras, corremos o risco de errar e, se aparece alguém para indicar o caminho correto, devemos considerar como algo positivo e corrigir o percurso.Receber um feedback deve ser visto como um presente , pois ele ainda é uma raridade. Se alguém se interessou por você e pela sua performance ,sinta-se honrado!

3. Assuma a responsabilidade pelas impressões causadas – Entenda isso: você é responsável pela impressão que causa no outro. É comum ouvir de profissionais que receberam feedbacks negativos e que não concordaram porque, apesar da atitude inadequada, não foi aquilo que quiseram dizer ou que queriam expressar. Os outros enxergam o que você mostra na real e não suas intenções. Então, não fique alterado caso alguém diga que você é mal humorado, imaturo ou arrogante. Talvez não existisse a intenção, mas suas atitudes demonstraram isto e você não percebeu.

4. Controle as emoções – não é fácil ouvir criticas e no momento que elas acontecem muitas pessoas se perdem na emoção.O nervosismo , a ansiedade e o medo causam sensações físicas que não nos permitem aproveitar o momento e encarar a mudança.Portanto, respire fundo , tome uma água e foque no que esta sendo dito sem julgar. Apenas ouça!

5. Se tiver duvidas , pergunte! – se não entendeu algum ponto , não faça suposições , não tente encontrar um culpado para terceirizar seu comportamento. Tire todas as dúvidas do que foi exposto, peça fatos que possam ajudá-lo na reflexão e busque compreender exatamente o que está sendo dito.

6. Evite justificativas – justificar o erro ou comportamento pontuado não agrega ao seu desenvolvimento . O importante é ouvir , refletir, mudar e seguir em frente!

7. Peça ajuda – ninguem pode caminhar isoladamente em qualquer relacionamento, e o fato de não saber ou não conhecer não é motivo para envergonhar-se. As equipes se formam justamente para agregar saberes, trace um plano de trabalho e estabeleça pontos de melhoria.

Os relacionamentos , sejam eles pessoais ou profissionais, são uma forma de aprender , relacionar-se é um aprendizado constante. Estes aprendizados requerem adequações constantes, e se há alguém interessado em nos ajudar neste processo, devemos nos sentir agraciados.

Acalme-se, ouça, reflita e mude!

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17mar

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