Networking é uma “palavra da língua inglesa que é usada para designar o processo de procurar contatos e relações que possam ser úteis para dar visibilidade profissional e agilizar os negócios” (LACOMBE, 2009, p. 428).
Networking é uma ferramenta que deve ser utilizada por todos os profissionais que querem obter sucesso no mercado de trabalho, hoje é muito mais fácil construir uma rede de contatos com o auxilio das diversas redes sociais, smartphones e outros aparelhos eletrônicos que garantem a comunicação onde quer que a pessoa esteja. Mesmo assim muitas pessoas ainda tem dificuldades para manter uma rede de contatos ativa, pois não é apenas formar uma rede de contatos, mas sim fazer a sua manutenção, que é garantida pelo contato olho no olho.
Portanto networking não é apenas conhecer pessoas, mas sim criar um vinculo com elas, para que lembrem de você quando surgir uma oportunidade, ou seja, fazer networking é uma atitude que exige a convivência e traz benefícios para todas as partes envolvidas.
O networking é muito útil para uma possível recolocação no mercado de trabalho e pode abrir muitas portas, que é crucial para se construir uma carreira de sucesso.
A revista Você SA montou um passo a passo das regras da vida em rede, para formar uma boa rede de contatos:
1. Contabilize seus contatos;
2. Selecione contatos profissionais de cargos altos e da mesma posição que você;
3. Organize-se, obtenha o máximo de informações possíveis sobre seus contatos e transcreva-as, para auxilia-lo quando retomar o contato com esta pessoa;
4. Tome a iniciativa de fazer visitas, telefonar, enviar uma msg ou e-mail, marcar encontros;
5. Para abordar novos contatos peça auxilio de contatos em comum para intermediar;
6. Nunca convide um desconhecido apenas para aumentar o tamanho da sua rede;
7. As melhores redes sociais para pesquisar contatos, montar e organizar sua rede são Linkedin, Twitter e MSN;
8. Não use sua rede apenas em benefício próprio, retribua;
9. Ter um blog ou difundir informações por meio do Twitter são boas formas de atrair pessoas que se identifiquem com você;
10. Não mantenha contato apenas virtualmente, ao vivo é melhor e ajuda a criar o vinculo necessário para manter a sua rede de contatos;
11. Participar de cursos, principalmente os de pós-graduação, costumam reunir profissionais que estão atuando no mercado;
12. Oferecer-se para dar palestras, outro meio útil para reunir e conhecer outros profissionais;
13. Valorize seu passe, transfira aos demais a tarefa de conseguir uma colocação para você.
Fonte: RH Portal.