Artigos

Por que eu preciso de um mentoring ou um life coaching?

Todos os dias nos deparamos com escolhas que podem e devem modificar nossa vida. E como nos certificar que essas são as corretas?

De um lado o emocional, do outro, o racional. Qual delas possui mais peso? Qual deve aperfeiçoar primeiro?

Sabemos que isso não acontece da noite para dia e por isso temos que dar o primeiro passo para o resto de nossas vidas. E para isso podemos contar com um mentoring ou um life coaching, que usará todas as técnicas possíveis para identificar canalizar a energia para focar no processo correto de evolução e amadurecimento.

A vida é sempre difícil. Até para os mais experientes ela apresenta surpresas e é através dessas que aprendemos a cair, levantar e, principalmente, entender que é necessário um recuo estratégico. Ir devagar é melhor do que parar. Focar é melhor do que desperdiçar munição à toa, afinal podemos precisar dessa munição mais tarde.

Força, fé e motivação são sentimentos necessários para obtermos êxito, pois sem força, sem fé e sem motivação não avançamos.

Patamar alto, sucesso desejado, tudo ao seu tempo e principalmente com seu devido merecimento. A vida tende a pregar peças para que sejamos testados, infelizmente a vida, primeiro, te aplica uma prova e depois você aprende uma lição. Isso tudo é muito diferente de uma vida escolar ou universitária onde, primeiro, te ensinam uma lição e depois aplicam uma prova.

Nunca estamos sozinhos. Sempre podemos contar com ajuda, apoio e indicações necessárias e sinalizações de ajuda, mas nem sempre estamos abertos a isso.

Não saber pra onde ir? Pense, reflita sobre suas escolhas atuais e visualize seu futuro. Se continuar em linha reta vai chegar onde? E quando chegar ficará feliz olhando para trás e vendo o caminho percorrido? Tudo que possuímos hoje foi planejado no passado, sejam pelas escolhas realizadas ou pelas renúncias.

Você tem pessoas que podem auxiliar, só tem que se abrir para a ajuda oferecida. Garanto que tens muitas opções, mas se você age com elas de forma indiferente, elas não irão existir, ou pior, as pessoas que hoje poderia te ajudar irão desistir de você. Você sabe o que precisa mudar. É só fazer acontecer.

Em todos os momentos da vida temos anjos que aparecem, mas às vezes nosso momento é tão tenso e tumultuado que não percebemos isso, e é nesse momento que se contamos com o apoio de um mentoring ou life coaching, a jornada que muitas vezes se apresenta enfadonha se torna agradável.

Tem uma citação que eu aprecio muito.

“Dê o real valor que as pessoas merecem. Tome cuidado, pois você pode perceber tarde demais que acabou tropeçando num diamante e nem se deu conta do que era, pois estava ocupado demais colecionando pedras.” Débora Rocha.

Sobre procurar o caminho correto, se você está em busca, pode encontrar métodos e profissionais para lhe auxiliar. E nessa pequena análise que fez ao ler o texto se deu conta do momento presente e possibilidade de futuro.

O futuro visto sob a ótica atual onde há a possibilidade de “descrença, desmotivação, vontade de desistir e boicotes internos”.

Você se boicota quando pensa que determinada situação não poderá ser mudada ou realizada.

Não tenho pretensão de criar fórmulas de mudança radical de estilo de vida, mas entendo que a função de mentoring, life coaching, é ensinar, mostrar opções e fazer você brilhar o máximo possível. Nada é mais orgulhoso do que um ou uma cliente ou aluno (a) ter sucesso e saber que de alguma forma participei disso.

Decidir a meta, encontrar o caminho, buscar o rumo. Muitos ainda estão na busca e isso nos faz refletir e melhorar sempre.

Tem outra frase que eu gosto muito: “Pessoas de caráter fazem a coisa certa não porque acham que isso irá mudar o mundo, mas porque elas se recusam a serem mudadas pelo mundo.” Michel Josephson.

Você irá construi-las a partir de métodos de autoanálise.

Por que preciso de um mentoring? Porque é preciso potencializar talentos, os profissionais desde os mais experientes aos iniciantes, precisam desse apoio. Eles sabem como fazer, quando fazer, mas ainda não decidiram o que fazer em função de muito ou falta conhecimento (que às vezes prejudica o foco) e nisso se baseia a swot pessoal e roda da vida, ferramentas de apoio para a identificação do que precisa ser potencializado.

Basta você se permitir e querer. O sucesso não bate na porta de ninguém, ele usa pessoas e oportunidades. E se você estiver aberto (a) a isso, sinta-se à vontade.

Fonte: Administradores

Publicado na categoria: Artigos Tags ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *