Artigos

Motivação: um exercício diário

shutterstock_1383021865637341843

Você já pensou o que te faz acordar todos os dias e ir para o trabalho? Ou ainda, por que preparar o café da manhã, levar seus filhos a escola ou fazer uma faculdade? A razão de realizar essas tarefas e muitas outras têm origem em um sentimento: a motivação.

A motivação é, como o próprio nome diz, o motivo pelo qual você realiza algo, isto é, suas atitudes e comportamentos têm uma razão. Toda a sua escolha tem um motivo: carreira, faculdade, família, amigos, entre outras. Por isso, para manter a motivação, você deve lembrar-se do que te leva a realizar determinadas tarefas.

Com o intuito de entenderem melhor o processo motivacional, muitos estudiosos iniciaram suas pesquisas sobre as Teorias Motivacionais. Um grande precursor dessas teorias foi o psicólogo Frederick Herzberg. Herzberg acreditava que a motivação e satisfação eram fatores complementares, isto é, para estar motivado, é necessário estar satisfeito.

A Teoria da Motivação, de Herzberg, é dividida em dois aspectos: fatores intrínsecos e fatores extrínsecos. Os fatores intrínsecos são internos e dependem exclusivamente do indivíduo. Eles estão relacionados ao reconhecimento, ao sentimento de realização pessoal e profissional, à responsabilidade e às conquistas alcançadas. Já os fatores extrínsecos são externos e estão relacionados ao meio em que a pessoa está inserida. Eles caracterizam-se pelas relações interpessoais, condições do trabalho, salário e status.

Para exercitar e desenvolver a motivação diariamente, é importante levar em consideração estas três dicas:

Objetivos bem definidos: ter objetivos é crucial, pois se trata da estratégia para você chegar onde almeja. Portanto, tenha claro em sua mente os resultados que deseja alcançar. Isso, além de lhe trazer satisfação, o manterá motivado para continuar no caminho rumo à realização de seus sonhos.

Pensamento positivo: já o pensamento positivo influencia a maneira como você enxerga o mundo ao seu redor. As adversidades devem ser vistas como desafios a serem superados. Elas são tão importantes quanto as conquistas, pois te fazem crescer e ser uma pessoa mais determinada.

Relacionamento com pessoas motivadas: pessoas de sucesso têm bons relacionamentos. Portanto, se relacionar com pessoas motivadas lhe proporcionará ainda mais motivação, pois estas pessoas irão te encorajar e poderão te ajudar a desenvolver todo o seu potencial. Logo, se você for motivado também irá atrair pessoas motivadas.

A motivação é o que te faz acordar todos os dias, é o que te dá forças para trabalhar, estudar, ou seja, é um dos fatores que o faz viver com maior plenitude. Sendo assim, procure exercitá-la diariamente, para não perder o foco de seus sonhos. Siga estas dicas poderosas e conquiste Resultados Extraordinários em sua vida e em sua carreira.

Fonte: Terra

Publicado na categoria: Artigos Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *