Artigos

Dicas para a identificação dos pontos fortes de um profissional

Atualmente a maioria das empresas procuram novos talentos, por isso são realizadas seleções para escolher um profissional que melhor se encaixe ao perfil de uma determinada vaga. As organizações estão à procura de profissionais de alta performance e se não encontram, procuram meios de desenvolve-los.
Nesse sentido investem pesado em treinamento, que às vezes não alcançam os objetivos esperados, pois alguns desses cursos tentam estimular características que não estão presente no profissional.
Tentar forçar as aptidões não é a melhor escolha a fazer, é necessários entender que o importante é potencializar os pontos positivos, as habilidades e capacidades já existentes no profissional, aprimorando-as e desenvolvendo outras competências que sejam necessárias para o alcance dos resultados.
Hoje, ao selecionar um candidato, algumas empresas se preocupam apenas com as qualificações técnicas e experiências, e esquecem o perfil comportamental do profissional. Uma forma errônea de escolher, pois o conhecimento técnico é facilmente aperfeiçoado, já o os aspectos comportamentais dizem muito à respeito do profissional e podem auxiliar a organização a encontrar as melhores maneiras de estimulá-lo.
Existem muitas maneiras de identificar os pontos fortes e outras características de um colaborador e de equipes.
Seguem algumas dicas para a identificação dos pontos fortes de um profissional:

– Observação: Comece a observar comportamentos que indiquem envolvimento. Quando o funcionário se motiva com algum projeto novo e se empenha para que tudo dê certo ele provavelmente estará usando seus pontos fortes.

– Proponha novos projetos: É interessante propor ao colaborador novos projetos e responsabilidades que vão além do seu cargo. Assim você consegue observar como ele executará a função e quais a habilidades que ele utilizou para a realização da tarefa.

– Auto avaliação: Peça ao colaborador que coloque no papel todos seus pontos fortes e os de melhoria, dessa maneira você saberá como ele se vê, podendo nortear sua avaliação.

– Converse com seu funcionário: Relacione-se com seu colaborador, é importante saber mais sobre a rotina e quais seus pensamentos sobre determinado assunto.

– Avaliação: Sempre que possível faça avaliações com todos os profissionais. Esse processo pode agregar muito no conhecimento sobre o profissional. Deixá-lo expor sua opinião é uma forma de localizar seus pontos positivos.

Fonte: IB Coaching

Publicado na categoria: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *