Artigos

Consultor ensina como organizar a sua vida profissional

Como ganhar tempo para agilizar as atividades cotidianas no tão corrido mundo dos negócios? Organizar a agenda pessoal muitas vezes exige dedicação e parece não ser uma tarefa fácil. Tudo depende de planejamento e principalmente do esforço pessoal. Para começar a trabalhar essa questão, o consultor empresarial do Portal das Profissões, Adriano César, montou um passo a passo que vai facilitar a sua vida profissional e fazer a diferença na carreira.
Diante das responsabilidades abraçadas no dia a dia, organizar a carreira profissional é como minimizar tempo e reduzir custos, evitando assim o acumulo de trabalho e pouca produtividade. Agir de forma organizada significa ganhar qualidade de vida. Na internet existem diversos aplicativos multitarefas que servem para guardar informações com eficiência e tornar a sua vida menos complicada.
Adriano César diz que o planejamento e a organização são duas habilidades vitais para os profissionais da vida moderna, pois permite a conciliação dos interesses pessoais e familiares com as atividades laborais. “Como reflexo, a carreira de Personal Assistant, aliado a vários softwares livres, prometem contribuir para tornar a nossa vida mais simples e, literalmente, acessível e organizada na palma da mão”.
Mas, antes de qualquer ação é imprescindível prestar a atenção em tudo que fizer, pois um descuido pode levar todo o planejamento por “água abaixo”.

Confira as dicas do consultor

1. Defina o foco. Ser seletivo e dar atenção ao que realmente lhe interessa e faz sentido, talvez seja a maior causa de desperdício de tempo, sensação de improdutividade e perda de sentido na vida.

2. Planeje e organize a sua agenda. Reserve um momento para planejar a semana que se inicia e adquira o hábito de anotar os seus compromissos numa agenda de papel ou virtual (Google Agenda, por exemplo).

3. Organize seus arquivos. Sejam impressos ou virtuais (no computador ou nas nuvens), organize os arquivos em lugares (pastas) que facilitem a localização dos mesmos e expurgue o que não lhe serve mais, especialmente o “lixo eletrônico”.

4. Arrume o seu local de trabalho. A nossa mente é capaz de produzir mais e melhor quando o nosso ambiente físico está organizado. Esse é um dos princípios do Feng Shui.

5. Torne acessíveis documentos virtuais de uso mais frequente. Softwares como Neotriad, Dropbox, Google Drive, Evernote e outros, são excelentes opções que permitem o armazenamento e, principalmente, o acesso remoto de arquivos de interesse.

6. Reserve um tempo para “amolar o machado”. Todos nós precisamos reservar algum tempo para um relaxamento físico e mental, ou mesmo para uma leitura agradável, por exemplo, o chamado “ócio criativo”.

7. Exercite-se. Nessa mesma linha de raciocínio, exercitar-se faz bem para o corpo e para a mente; ajuda a expandir e a conectar as ideias presentes no subconsciente.

8.
Solicite ajuda e delegue o que for possível. Ajuda dos familiares, cônjuges e amigos são sempre bem-vindos para atividades rotineiras.

9. Evite procrastinar. Problemas e tarefas não desaparecem. Quanto maior o acúmulo de atividades e compromissos, maior o desafio da disciplina no cumprimento de horários e responsabilidades.

10. Respiração e alimentação. O cultivo de bons hábitos alimentares, sono adequado, alimentação do corpo e da alma são indispensáveis e refletem no nosso humor e bem-estar geral.

Por fim, se você deseja obter melhores resultados na carreira, comece agora mesmo a desenvolver as dicas do consultor Adriano César. Elas serão importantes para você produzir mais em pouco tempo. Por fim, organize-se mais e consiga melhores resultados. Comece a praticar agora mesmo!

Fonte: Tribuna Hoje

Publicado na categoria: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *