Artigos

Confira dicas do que fazer nos minutos finais do expediente

size_590_relogio--fim-de-tardeO que você faz no fim do expediente pode ser essencial para ter sucesso na próxima jornada de trabalho. EXAME.com conversou com o especialista em gestão de tempo, Fernando Serra, para saber como administrar melhor esses minutos finais no escritório.

Confira três dicas do que fazer no fim do expediente de hoje para começar o próximo dia de maneira mais planejada, organizada e eficiente.

1 – Revise o que produziu hoje

Enquanto começa a relaxar, a primeira dica é fazer um check list das tarefas que você realizou no dia. “É importante ir baixando o ritmo. Enquanto isso, veja o que já fez e o que ainda não conseguiu terminar”, diz. Repassar os pontos principais das atividades pode dar um panorama da sua produtividade no escritório.

Se o dia se arrastou e você não conseguiu cumprir tudo a que se propôs talvez seja hora de rever alguns pontos, de acordo com Serra. “A falta de uma política adequada para usar as redes sociais, smartphones e e-mails acaba por atrapalhar o profissional no dia a dia”, diz.

Separar momentos específicos para estas atividades pode ser uma maneira de manter a produtividade em alta. E ainda fazer sobrar tempo para checar o Facebook.

2 – Organize a agenda do próximo dia

Mesmo se você não é o gestor, é certo que consegue ter algum controle das tarefas e compromissos para o dia seguinte. Não deixe para pensar nisso antes de ir dormir.

O ideal é se antecipar para evitar que seus momentos de descanso sejam interrompidos por preocupações com as atividades da sua próxima jornada no escritório. “Planejar isso já no fim do expediente evita a ansiedade e o descontrole”.

Com base no que produziu hoje, é possível saber o que ficou para amanhã e o que já pode ser riscado da lista. Também verifique se há alguma reunião ou entrega de relatórios agendada.

“É importante não só colocar na agenda as tarefas de trabalho como também as da vida pessoal”, diz Serra. Jantares, ida ao cinema, reuniões de família entram na programação. Assim você consegue ter uma ideia da maneira como vai administrar o seu tempo para dar conta de tudo.

3 – Defina prioridades

Elencar o que é mais importante é a dica de ouro, na opinião do especialista. “É importante que as pessoas entendam suas prioridades porque isso vai diminuir bastante o stress”, diz Serra.

Ele recomenda anotar 3 ou 4 tarefas ou atividades que sejam prioritárias. “A minha maneira de fazer isso é anotar em um bloco de papel que levo no bolso o que é mais importante para o dia seguinte”, diz Serra. Conseguir cumprir pelo menos aquilo que você considera prioridade vai, sem dúvida, fazer com que você se sinta mais produtivo.

Fonte: Exame.com

Publicado na categoria: Artigos Tags , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *