Artigos

Como se dá a relação de coaching e sucesso

Segundo a Dr. Cyntia A Montgomery Study Harward Business School, pessoas são a melhor vantagem competitiva a longo prazo. Observe as ameaças às vantagens competitivas:

Preço – 60 dias (abaixo)

Propaganda – 1 ano (abaixo)

Manufatura – 3 anos (abaixo)

Pessoas – 7 anos (acima)

Isto significa que investir e desenvolver pessoas e seus talentos é o melhor caminho para o sucesso, seja empresarial ou pessoal

Existem dezenas, talvez centenas de ferramentas de desenvolvimento humano, mas não conheço nenhuma tão poderosa como o Coaching.

O processo de coaching leva o ser humano a buscar novos caminhos, entendimentos e a reavaliar suas crenças com isso aumentando as oportunidades de novas realizações e conquistas.

O coach atua encorajando e motivando o seu cliente (coachee), procurando que este enxergue as suas proprias capacidades e talentos , utilizando-se de técnicas que melhorem a sua performance , visando o atingimento objetivos definidos.

O trabalho começa normalmente pela definição dos objetivos e metas visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal e intrapessoal , motivação pessoal , planejamento de vida , realização de sonhos e projetos e outros. Juntos, coach e coachee, avaliam as forças e pontos de melhoria face aos objetivos traçados e ao meio em que este vive, e definem um plano de ação que permita alcançar os resultados desejados.

Atualmente vivemos numa sociedade que não tolera pessoas com pensamento de vítima, pessoas que estão sempre justificando o seu fracasso. O mundo avança muito rápido e o indivíduo que ficar parado vai naturalmente ser deixado para trás. O processo de coaching existe, tanto na vida pessoal quanto empresarial, para relembrar ao indivíduo que existem maneiras de transformar possibilidades em realidade, potencial em excelência.

Inteligência emocional, equilíbrio de vida, liderança, gestão de tempo, negociação efetiva, criatividade, competências de excelência, alto desempenho, são habilidades aprendidas e nada melhor do que ter um coach para ajudá-lo a desenvolvê-las.

O coaching é uma fase evolutiva das técnicas de treinamento. Resumidamente, as técnicas de treinamento evoluíram na seguinte ordem: técnico – como fazer; gerencial – como planejar, comandar e controlar; interpessoal – com ênfase na comunicação e posteriormente no feedback.

Até essa fase, dividia-se o ser humano em duas partes: o pessoal e o profissional. Descobriu-se, então, o enfoque intrapessoal, aquilo que carregamos dentro de nós como crenças, valores, medos, angustias e etc.

Resgata-se o coaching do século V antes de Cristo, para se concentrar na interação do Ser Humano com o planeta e com a sua responsabilidade de contribuir para o lucro, a segurança e o desenvolvimento das organizações com qualidade de vida para todos os atores intervenientes.

O processo de coaching leva o ser humano a buscar novos caminhos, entendimentos e a reavaliar suas crenças com isso aumentando as oportunidades de novas realizações e conquistas.

Através do coaching podemos ajudar as pessoas a obter o que desejam, colaborando para que tornem seus sonhos realidade, facilitando principalmente o relacionamento intra e inter pessoal.

Pesquisas mostram que entre os fatores que causam mais prejuízo para a carreira e vida das pessoas estão:

– Falta de capacidade de lidar com adversidades (stress, mudanças, etc.) de maneira efetiva.

– Qualidade de relacionamentos que se estabelece com seus pares, subordinados, chefes na empresa e na vida pessoal (esposa, filhos, família etc.) em situação de conflitos, liderança, etc.

Diante disso, resta a pergunta: o que lhe impede de se tornar um coach e auxiliar as pessoas ao seu redor a conquistarem os seus objetivos ou no mínimo fazer isso por si mesmo?

Fonte: Administradores

Publicado na categoria: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *