Artigos

COACH… COACHEE… COACHING… O que é isto?

banner-interna-porque-coachingVocê sabe o que faz um Coach? O que é um Coachee e o que significa Coaching? Pois é… muitos admiram quando falamos que estamos nos preparando para atuar na área de Coaching mas poucos conhecem ainda os benefícios desta ferramenta. Divido com vocês um pouco do que já aprendi mas sem medo de usar minhas próprias definições.

Coach – Um profissional preparado para potencializar pessoas na busca de melhores resultados. Por meio de ferramentas de análise e perguntas poderosas é possível levar o Coachee ( Cliente do Coach neste processo de crescimento) a atingir metas pessoais tanto para sua carreira, vida pessoal, executiva, familiar como também espiritual. Eu gosto de usar a expressão de Leonardo Wolf para entender melhor o que é um Coach: ” A arte de Soprar Brasas ” e também: ” Um provocador de Mudanças “.

Ao lado do Coach você tem o Coachee. É a pessoa que deseja e participa do processo de Coaching e ASSUMI os compromissos estabelecidos para que as metas sejam atingidas. Numa linguagem atual é o cliente do Coach! Num próximo artigo prometo detalhar um pouco mais sobre a postura que um Coachee deve manter para que o Coaching tenha sucesso.

Quando o Coach e o Coachee se encontram, este processo de melhoria e busca de resultados positivos chamamos de Coaching. É interessante notar que a propria expressão Coaching utiliza o ING que conhecemos como “gerundio”, ou seja, não é algo estático mas DINÂMICO.

E para gente finalizar este bate papo virtual, permitam-me contribuir com algo que considero fundamental. Muitos profissionais, por falta de conhecimento da ferramenta “Coaching” imaginam que seja um encontro de aconselhamento, onde o Coach irá dizer para o Coachee tudo que deve fazer de acordo com a sua experiência. Este é um ENORME equivoco de quem passa a atuar como um profissional nesta àrea sem qualquer formação.

Tenho 2 temas para me aprofundar no próximo texto:

1) Os compromissos do Coachee e os benefícios para sua vida;

2) O que não é Coach.

Até o próximo!

Publicado na categoria: Artigos Tags , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *