Artigos

Auxílio para jovens profissionais – Coaching

Coaching é um processo extraordinário no que tange o desenvolvimento da carreira, e tanto para profissionais mais experientes como para àqueles que estão ingressando no mercado de trabalho agora. Neste aspecto, quanto mais o jovem cercar-se de conhecimentos sobre si mesmo, desenvolver suas potencialidades, mais chances terá de aumentar sua empregabilidade.

Quanto mais jovem, maiores são as dúvidas sobre o que fazer depois da universidade e sobre quais as melhores formas de direcionar sua carreira. O Coaching para jovens profissionais vai atuar na identificação dos objetivos do coache, de modo a desenvolver um plano de ações consistente e que lhe permita alcançar seu estado desejado de forma efetiva.

Coaching de Carreira

Coaching de Carreira atuará na definição assertiva das metas, na identificação das competências, comportamentos e habilidades que devem ser mais bem desenvolvidas e exploradas pelo jovem, como também daqueles pontos que devem ser melhorados ou mesmo eliminados. Trabalhará ainda na definição de um plano de carreira que respeite seus valores e ambições profissionais e pessoais.

Segundo pesquisa da consultoria americana Robert Half, divulgada em 2012, a aplicação do Coaching de Carreira traz impactos positivos a 88% dos profissionais brasileiros. Como podemos perceber, o processo é realmente eficaz por de forma rápida e efetiva, objetivar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, comportamentais e emocionais.

A Importância do Desenvolvimento Comportamental

Muitas vezes, mesmo tendo uma excelente formação acadêmica, cursos de aperfeiçoamento, MBA, inglês fluente, os jovens profissionais não entendem porque não conseguem colocação no mercado ou mesmo manter-se no emprego. Isso se dá, não por conta da falta de qualificação, mas especialmente por conta dos fatores comportamentais.

Dificuldades no relacionamento interpessoal; para trabalhar em equipe; lidar com o líder; falta de comunicação; posturas incongruentes com a cultura organizacional como ficar nas redes sociais o tempo todo e falar mal da empresa são fatores que devem ser trabalhados e eliminados.

O Coaching é um excelente aliado no desenvolvimento de novas competências comportamentais que permitam ao profissional ampliar suas possibilidades de sucesso no mercado de trabalho e alcançar seus resultados de forma efetiva.

Fonte: Administradores

Publicado na categoria: Artigos Tags , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *