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Administração de Conflitos

administracao-conflitos Os conflitos podem ser implícitos ou explícitos, e sua origem esta na divergência de interesses, sejam eles percebidos ou reais; os conflitos podem se evitados por meios de manipulações das condições ambientais, fiscais e sociais.
 
Para aplicar uma boa administração de conflitos e resolvê-los, é indispensável o conhecimento da situação que gera o conflito. A competição entre as pessoas por recursos disponíveis, mais escassos, a divergência entre ambos; ou libertação da pessoa em relação à outra, opiniões diferentes, mudanças externas, direitos não atendidos ou não conquistados, ansiedade, assim como pode ser entendidos como fonte de conflito.
 
A empresa não é feita só de equipamentos, prédios, ela é feita por pessoas, depende desses seres vivos para mante-se viva no mercado e para alcançar o sucesso esperado. Para que esse público se desenvolva um bom comportamento dentro da organização precisa existir confiança e colaboração, e também a empresa precisa passar confiança defendendo seus interesses, efetivar medidas indispensáveis, sendo em responsabilidades e tarefas, enfim, estabelecendo o que você quer para a empresa e seus colaboradores. Sendo através dessas atitudes os funcionários irão compartilhar ideias, alcançando junto ás metas esperada pela empresa. Conflito bem administrado ajuda não só a organização alcançar seus objetivos, como também provoca uma satisfação enorme aos funcionários, ajudando no seu crescimento profissional e na sua produção contínua satisfazendo assim o objetivo esperado pela da organização.

A comunicação e o relacionamento interpessoal têm grande influência na empresa, na busca de resultados positivos, quanto ao sucesso da mesma; assim, os colaboradores devem permitir que o trabalho em equipe ocorra de forma harmoniosa, onde cada empregado respeite o seu colega, dentro da capacidade de compreensão e de relacionamento entre ambos. Com base nesse conceito, descreva em pelo menos cinco (cinco) linhas, qual a importância da Comunicação e do Relacionamento Interpessoal (levando-se em consideração principalmente os relacionamentos funcionário e funcionário-administração) para as organizações, tendo como base a sobrevivência da mesma, diante da necessidade da boa comunicação entre todos que fazerem parte do processo organizacional.

Justifique sua resposta.
A empresa é formada de pessoas, por mais incrível que pareça o relacionamento interpessoal e social é penetrado pela diversidade dos seres humanos com sua característica diferente, sentimentos, desejos e receios.

A valorização facilmente acontece através de reuniões, saber ouvir compartilhando ideias. O administrador para melhorar a relação interna dentro da empresa, precisa saber transmitir, sinalizar a mensagem para que ela seja recebida e entendida claramente pelo receptor, saber elogiar, saber passar um feedback, estimar a desempenho individual e em grupo. E também ser disponível para produzir pontos fracos expandir pontos fortes visando o crescimento. Um exemplo; um ambiente se revela no ser humano? Podemos observar em um shopping o modo que as pessoas se comportam dentro dele, a limpeza, o clima, a decoração, o modo que as pessoas se vestem, isso nos faz agir de maneiras diferente. Não só em um shopping, más em outros locais, e não é diferente no ambiente de trabalho, onde também deve influir no comportamento das pessoas, influenciando nas relações interpessoais supostamente no resultados das organizações em geral.

Segundo CHIAVENATO (2000) o homem se caracteriza por um padrão de comportamento individual, podendo cooperar como pode competir entre eles, Coopera quando seus objetivos individuais somente podem ser adquiridos através do esforço comum coletivo. Disputa quando seus objetivos são pretendidos por outros, (p.128).

Concluindo, cada ser humano tem uma historia de vida diferente, tem opiniões que não coincidem, assim o trabalho é considerado de sua forma reservada. Algumas pessoas que preferem ouvir, outras não, alguns preferem tornar mais proveitoso o aprendizado contínuo outras nem tanto, por fim, as pessoas possuem objetivos variados e de modo que às vezes dão prioridade o que é melhor para se próprio e às vezes estará em conflito com a própria organização.

Como dizia o BOM SUCESSO (1997), além de constituir responsabilidade da organização, a qualidade de vida de cada um é pessoal, o autoconhecimento é a inovação do papel de cada um nas empresas, do aspecto físico facilitadora, empreendedora, passiva ou ativa, transformadora ou conformista é responsabilidade de todos, (p.47).

FONTE: RH Portal – Liderança

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