Artigos

A pessoa, o profissional, o líder: a descoberta do seu herói

lider-1
Uma pessoa nasce com a criança da pessoa. Um profissional, um empresário e um líder tomarão emprestados da pessoa os valores, as virtudes, as habilidades e competências. A pessoa é o autor, e todos os demais papéis em vida os personagens interpretados, muito acima de “representados”.

Porém os múltiplos papéis que a vida apresenta terminam por ser incorporados na pessoa. Os desafios da vida serão sempre reveladores de inexoráveis transformações. O aprender a aprender o fenômeno da grande síntese. Estar inteiro na obra a ser realizada afastará a distração. E só teremos duas formas de viver: estar inteiros e presentes versus andarmos distraídos e ausentes.

As profissões representam juramentos comprometidos de qualidade. Dom e vocação o sentido maior da felicidade. E o líder ensinará a cada um de nós o poder de doar-se aos experimentos incertos do viver como fórmula secreta da descoberta de próprios talentos. A descoberta da criança da sua alma será desvendada e revelada pela escolha dos seus heróis, e na síntese desse tempo valerá a resposta à pergunta de todas as perguntas: “Quem é o seu herói?”

Como em “Branca de Neve”, a busca da rainha perturbada na pergunta: “espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”; ao olhar pelo retrovisor pequeno a covardia do enfrentamento do universo terminaria por levar um ser humano a orientar suas vontades para a eliminação, a generalização e a distorção de sua visão míope, na rota da entropia.

Mas, se ao invés do espelho, a pergunta da rainha fosse dirigida às janelas (windows) do infinito a ser realizado, as forças da sintropia (a previsibilidade existente num sistema); suas forças e vontades estariam dirigidas para a construção de valores, e o belo existiria como condição do olhar que cria e não do olhado que aguarda um julgamento.

A pessoa nasce da criança, gera o profissional pela missão de seu sentido de vida e compartilhamento na causa dos movimentos vivos, e espera-se disso o nascer de um líder. O engraçado é que tudo isso retorna ao início na reciclagem da alma, aquela sementinha invisível depositada em cada uma das nossas crianças. Já descobriu quem é o seu herói? Só você pode dizer, e ao dizer, decidiu sua vida.

FONTE: Exame Abril

Publicado na categoria: Artigos Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *