Geralmente, as empresas aplicam suas avaliações anuais nos últimos meses do ano, neste dia os profissionais ficam apreensivos, principalmente aqueles que não costumam receber um retorno sobre seu trabalho com frequência.Para o diretor de RH da Spot Consultoria, Celso Minotti Spoccia, essa gestão de desempenho transforma-se num processo de conflito entre avaliador e avaliado quando algo sai errado pra um dos lados.
“Na verdade, o feedback é uma ferramenta importante para ajudar a atingir os objetivos que a organização espera do profissional, além de também definir aquelas metas que são específicas para a carreira de cada um. Porém, muitos profissionais não se sentem preparados para lidar com esse momento. Alguns até ficam angustiados, esperando tudo de ruim dessa avaliação” observa o diretor.
Esteja preparado para ser avaliado
Mito nº 1: feedbacks são desperdício de tempo
Realidade: O feedback fornece uma riqueza de informações úteis – se você também fizer perguntas.
Uma boa conversa sobre o seu trabalho e como se relaciona com a equipe aprimora os objetivos do departamento e da empresa. Você pode usar a revisão para calibrar suas expectativas e aprender a melhorar o seu desempenho.
Dica: mesmo que você já esteja fazendo um bom trabalho, leve sugestões específicas de melhoria, e pergunte ao seu gestor como ele pode ajudá-lo a alcançá-las. No entanto, se o que deseja é atribuir mais tarefas ou desenvolver mais a sua carreira, tenha essa conversa com seu gerente em uma reunião separada.
Mito nº 2: o feedback trará somente grandes (e más) surpresas
Realidade: Se estiver pedindo retorno sobre suas tarefas periodicamente- mesmo de forma informal- você não deve se surpreender durante a avaliação anual, por exemplo.
Dica: Seja ativo em solicitar feedback durante o ano todo. Se ainda restar alguma dúvida sobre o seu desempenho, peça ao seu gestor mais freqüência e objetividade.
Mito nº 3: feedback significa aumento de salário
Realidade: mesmo que o aumento for baseado no seu desempenho, ele não vai acontecer de um dia para o outro. Costuma ser planejado muito antes e informado a você apenas quando estiver tudo acertado.
Por mais que o seu gerente queira aumentar o seu salário, as empresas definem os orçamentos para as áreas e as aprovações para aumentos salariais precisam ser consultadas.
Dica: você ainda pode usar a análise para saber quando (ou se) vai receber o aumento.
Mito nº 4: devo refutar todo feedback negativo sobre mim
Realidade: Não dispute as críticas, a menos que sejam baseadas em informações imprecisas.
Dica: Ouça sem ficar na defensiva, dar desculpas ou argumentos para diminuir suas falhas.
Uma vez que você tenha esclarecido o problema e corrigido qualquer erro, fale com seu gestor sobre o desenvolvimento de soluções específicas para lidar com o problema ou melhorar o seu desempenho.
Mito nº 5: o que meus colegas de trabalho pensam de mim não importa
Realidade: Os colegas de trabalho oferecem uma visão mais clara de seu desempenho nas atividades cotidianas e podem sim serem questionados pelo superior sobre isso.
Dica: Para saber sobre sua reputação com os colegas, pergunte! Faça mais por eles! É possível que falem coisas ruins, neste caso confronte, tente esclarecer sempre os mal-entendidos.
Fonte: MSN Empregos