Artigos

5 dicas para elogiar os funcionários e aumentar a produção

Não é novidade que elogios vindos do chefe incentivam os empregados. Mesmo assim, há gestores que não conseguem dominar a arte do tapinha nas costas. “Há uma luta de alguns patrões para não dar os créditos merecidos à equipe”, diz Bill Flint, fundador da empresa de consultoria Flint Strategic Partners, em Indiana, Estados Unidos.

O empreendedor dá cinco dicas de como conseguir louvar os funcionários. Confira os conselhos que foram publicados no site da Entrepeneur:

1. Pare e converse. Tente interromper os afazeres para dialogar com os membros da equipe. Agradeça-os por se esforçarem tanto. Esse tipo de elogio inesperado estimula a maioria dos empregados, de acordo com Flint.

2. Identifique os destaques. Peça aos gestores e aos funcionários que apontem colegas que estão se sobressaindo. Em seguida, escreva um bilhete ou fale pessoalmente com os que foram aplaudidos. “Tente ser específico, dizendo, por exemplo: fiquei impressionado com a sua capacidade de organização da agenda. Aprecio a eficiência”, aconselha Flint. Dessa forma, além de incentivar um funcionário, destacará também os valores primordiais da empresa.

3. Premie boas ideias. Aqueles que encontrarem maneiras de economizar dinheiro, por exemplo, merecerão reconhecimento. Pode ser um agradecimento público, como um e-mail geral ou um discurso em frente a todos. Dessa forma, o restante da equipe aprenderá que inovações são valorizadas na empresa.

4. Elogie fracassos produtivos. Mesmo quando o projeto não tem êxito, é importante ressaltar quem foram os funcionários que mais se esforçaram para que ele desse certo. “Eles provavelmente vão se sentir derrotados. Mas é trabalho do proprietário da empresa dizer que o trabalho foi apreciado e que eles não devem desanimar”, diz o empreendedor.

Continue lendo o restante da matéria em Papo de Empreendedor

Por Luiz Tenente

Publicado na categoria: Artigos Tags , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *